Mestre Daniel de Lima realiza oficina em Eunápolis

with Nenhum comentário

O Encontro dos mestres e mestras de Folias de Reis da Costa do descobrimento acontece entre os dias 08 a 10 de junho/18, no espaço cultural do Viola de Bolso, mas as atividades de formação começam desde o dia 05 de junho, com a Oficina de construção de Pífanos e Gaitas, com o mestre Daniel de Lima.

Mineiro, de Belo Horizonte, músico, pesquisador, educador musical, luthier, Daniel de Lima Magalhães tem dedicado seus últimos 20 anos à pesquisa das flautas tradicionais brasileiras – com ênfase no pífano e na gaita. Seu trabalho pioneiro sobre estas flautas em Minas Gerais rendeu uma série de publicações e produções audiovisuais e, em 2012, teve o reconhecimento do IPHAN ao vencer o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial, com a ação “Flautas tradicionais do Vale do Jequitinhonha”. É Mestre em Musicologia pela UFMG com a dissertação “Pipiruí e Caixa de Assovio: tocadores de pífanos e caixas nas festas de reinado”. Como músico, Daniel é integrante e fundador do grupo Cataventoré, que desenvolve uma linguagem autoral a partir do universo da cultura popular e da música tradicional brasileira, com o qual gravou, em 2009, o CD “Cataventoré” e foi vencedor, em 2004, do festival “Conexão Telemig Celular de Música: Novos Rumos da Música Mineira”, selecionado entre mais de 550 artistas e grupos mineiros.

Desde 2016, coordena o Encontro de Flautas do Jequitinhonha, festival que tem promovido as tradições de flautas daquela região, com apresentações musicais, oficinas, feira de artesanato, rodas de conversa, entre outras atividades.

Daniel de Lima participou de atividades do Viola de Bolso, na IV Semana de Arte do Viola, em Eunápolis em 2013 e novamente vai realizar uma oficina de construção de pífanos e gaitas, para estudantes e interessados.

Inscrições em breve!

Confira toda a programação do evento aqui!

Deixe uma resposta