Encantamento e musicalidade marcou o Encontro da Folias

with Nenhum comentário

Foram três dias de intensa programação cultural, voltadas para a cultura das Folias de Reis. O projeto sob a coordenação de Marcos Aurélio Farias e a produção coletiva do Viola de Bolso, com a participação de diversos monitores vinculados ao curso de turismo da Uneb – foi um marco no encontro dos grupos que realizam este fazer cultural na região denominada costa do descobrimento, extremo sul da Bahia. O evento reuniu quase cem pessoas, principalmente os mestre e mestras de Folias de Reis, além de receber nas duas noites dos shows, um público maravilhoso a compartilhar a alegria do encontro. Literalmente.

Foram muitas as cantorias, os batuques e rituais de fé e de celebração da esperança. Quem passou pela praça dr. Gusmão, em frente ao Viola de Bolso, viu, filmou, fotografou, comentou no facebook, percebeu as boas energias dos participantes. Jovens e idosos a compartilhar da mesma alegria e da musicalidade forte que bem caracteriza as Folias de Reis de nossa região. Por isso agradecemos a cada um e a cada uma que compartilhou, que esteve presente e que gostou do evento.

Em breve divulgaremos uma exposição das fotografias e filmes do evento. Além disso, teremos o lançamento de uma revista sobre o encontro e informações dos grupos que poderá servir para pesquisa e contatos com esta prática cultura tão rica e bonita de nossa região.

Ano que vem tem mais Encontro das Folias

No sábado, 09 de junho, os participantes do Encontro das Folias refletiram sobre a prática das Folias, rememorando os grupos, mestres e mestras da região, a sua localização, cidade, zona campesina, nomes das pessoas e época de maior presença no local. Esse exercício da memória cultural descambou para a criação de um MAPA DAS FOLIAS, indicando os nomes dos grupos e das pessoas de antes e de agora. Esse Mapa será publicado até o final de ano, juntamento com uma Revista sobre o evento, com fotografias e ilustrações das Folias.

Na parte da tarde do sábado, os participantes decidiram que a cada ano ocorrerá o Encontro das Folias e em cidade diferente. No final foi escolhida a cidade de Guaratinga para sediar o evento em 2019. Foi só alegria!

Deixe uma resposta