Construção de Pífano e Gaita

with Nenhum comentário

Você conhece a Gaita? E o Pífano? Sabe a diferença entre os dois?

Pela tradição, tanto as gaitas quanto os pífanos são feitos de taquara, um junco da beira dos rios ou lagos. A gaita tem a embocadura feito a flauta doce e o pífano tem a embocadura como a flauta transversal. Atualmente – em virtude do desmatamento desenfreado -, as gaitas e os pífanos tradicionais são construídos com a cano de PVC (o cano de água comum). E quem estiver em Eunápolis-BA e participar do Encontro das Folias de Reis poderá descobrir isso e muito mais.

Dando continuidade a programação do 1º Encontro das Folias de Reis da Costa do Descobrimento, nesta tarde (06 de junho), o mestre Daniel de Lima ministrou a oficina de construção de Pífano e Gaitas.

Esses instrumentos são essenciais para a Folia de Reis. Um instrumento muito utilizado em bandas do Nordeste e com som bem característico. Os meninos e meninas que visitaram o Espaço Viola de Bolso no dia de hoje, tiveram a oportunidade de aprender como se constrói do zero o instrumento. E Daniel de Lima é referência na área. Músico, pesquisador, educador musical e luthier ele tem dedicado seus últimos 20 anos à pesquisa das flautas tradicionais brasileiras – com ênfase no pífano e na gaita.

As oficinas são gratuitas e abertas ao público. Ainda dá tempo de se inscrever. Para isso basta acessar a página: encontrofoliasdereis.com.br/oficinas/. Ou se preferir você também pode fazer sua inscrição presencialmente no Espaço Cultural do Viola de Bolso, localizado na praça Dr. Gusmão, 38 bairro Gusmão em horário comercial.

Toda programação é gratuita!

Deixe uma resposta